13 de jan de 2011

Nova crechê de Macarani atenderá cerca de 400 crianças


O município de Macarani terminou o ano de 2010 com ótimas notícias para a área da Educação. No dia 20 de dezembro, o Governo Federal depositou nos cofres da Prefeitura a quantia de R$ 584.919,91, correspondentes à primeira parcela, para a construção de uma nova creche, cujo convênio foi assinado com o Ministério da Educação no início do ano pelo prefeito Carlinhos, quando esteve em Brasília na busca de recursos para dinamizar o município com obras de qualidade e inclusão social para a população. A contra partida da prefeitura é de R$ 11.816,56 e a vigência do convênio vai até o dia 25 de novembro deste ano. A construção dessa nova creche será muito importante porque a demanda cresceu muito devido a parceria que a prefeitura firmou com a empresa de calçados Vulcabrás/Azaléia, empregando mais de mil pessoas na fábrica sede em Itapetinga e, a depender do turno em que trabalham, não tem onde deixar seus filhos pequenos.

O prédio será padrão. A planta enviada pelo governo federal é bastante detalhada, com locais específicos para atividades, como um anfiteatro e espaços adaptados aos padrões infantis. A creche tem espaço físico para atender até 400 crianças, entretanto, ainda não foi feito um levantamento de quantas crianças serão assistidas na fase inicial de funcionamento segundo 
Serão acolhidas crianças na faixa etária de dois anos e meio a cinco anos que, além do ensino infantil tradicional, receberão também aulas de inglês e informática, segundo assegurou a Secretária de Educação, Elza Soares.
A Prefeitura já divulgou o edital de licitação para contratação da empresa que vai construir a nova creche, que será no bairro Jardim Guarujá. Segundo o edital, as empresas convidadas terão de ser especializadas em construção civil e vencerá a que oferecer um menor preço global. Dia 21 próximo, às 09:00h, em reunião no auditório da prefeitura, serão abertos os envelopes que e a que apresentar a menor proposta será a vencedora, segundo o presidente da Comissão Permanente de Licitações, Edson Ribeiro dos Santos.
“É mais uma etapa da nossa administração que se concretiza”, assinalou o prefeito Carlinhos, acrescentando: “quando eu disse que o povo carente de Macarani seria prioridade no meu governo, eu não estava mentido. Foi assim nesses primeiros dois anos, onde trabalhamos muita em vários setores, principalmente moradia digna e vamos fazer muito mais no tempo que temos pela frente. O povo de Macarani hoje sente orgulho da sua cidade, porque sabe que o progresso aqui se instalou e não haverá retrocesso”. Enfatizou.
É sempre bom assinalar que todo esse desenvolvimento só foi e está sendo possível para Macarani, graças a iniciativa do atual prefeito em tornar o município adimplente em todas as esferas de governo e instituições de crédito, sanando débitos e questões jurídicas herdadas que se encontravam pendentes, fazendo com que Macarani figurasse na lista negra dos municípios devedores.

0 Comente esta matéria: