12 de abr de 2011

Municipio de Macarani terá Cine Clube

O distrito macaraniense de Itabai ganhará, em breve, sala de Cine Clube, numa parceria da prefeitura municipal com o Ministério da Cultura, em parceria com a Associação de Moradores da localidade. Por conta disso, a responsável pelo Departamento Municipal de Cultura, Berenice Costa, acompanhada de Leniulsa Carvalho, formada em cinema e teatro, esteve em Salvador participando de seminário promovido pelo MC, onde passou por especialização para colocar o Cine em operação.
Pela parceria, a prefeitura disponibilizará o espaço físico adequado ao funcionamento do cinema, que será no colégio distrital, e o Ministério oferecerá o kit de operacionalização, que conta com tela de projeção, reprodutor especial de DVD Caixas de som laterais, uma caixa de som com efeito de subwoofer, dois amplificadores, uma mesa de som, dois microfones sem fio e dois pedestais de suporte para caixas de som. Os filmes a serem exibidos são de cunho cultural e serão fornecidos em DVD pela empresa Programador Brasil. Entretanto, os organizadores do projeto podem deliberar sobre as exibições, desde que seja observada a exigência de 60% das exibições para produção nacional e com sessões de acordo com a faixa etária do público alvo. Segundo Berenice Costa com a chegada do Cine Clube de Itabai a comunidade terá a oportunidade de vivenciar uma cultura pouco difundida na cidade podendo se envolver com a linguagem cinematográfica e desenvolver habilidades de ver, ouvir, pensar e refletir. Ainda segundo a responsável pelo Departamento Municipal de Cultural, também é objetivo do Projeto desenvolver oficinas cursos e palestras sobre obras audiovisuais e produzir vídeos sobre a cultura local.
O Ministério da Culturá terá um mês para disponibilizar ao município o kit de equipamentos para funcionamento do Cine Clube, contador a partir a liberação do local, que deve obedecer as regras de acessibilidade, com rapa de acesso para cadeirantes, idosos e pessoas portadoras de deficiencia física.

0 Comente esta matéria: