8 de jul de 2011

Macarani supera meta de vacinação contra pólio

Embora a erradicação global esteja avançada, países livres da poliomielite precisam, não só ter uma adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas(PFA), como também manter altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina como nas campanhas de vacinação.
A participação do município de Macarani na campanha nacional contra a pólio foi de fundamental importância, pois a vacinação em massa confere um grande impacto ambiental e, assim, maior proteção contra os três sorotipos do polivírus I, II e III. O objetivo da secretaria municipal de saúde é manter a erradicação da poliomielite estabelecendo proteção coletiva da comunidade. 
A meta é vacinar, em cada etapa da campanha, no mínimo 95% dos menores de cinco anos de idade (0 a 04 anos e 11 meses e 29 dias) do total de 1.678. A primeira etapa, que iniciou no dia 13 de junho, encerrará no dia 15 de julho, no entanto, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95% da população alvo, já foi alcançada O sucesso desta campanha se deve ao empenho de enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e agentes comunitários de saúde. Também, as ações de vacinação contra o sarampo têm tido um impacto importante na redução das mortes por essa doença. 
O sarampo é considerado uma antroponose (circulação exclusiva inter‐humana) que atinge ambos os sexos indistintamente. É uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade. É uma das principais causas de morte entre as crianças, apesar de haver uma vacina segura e de baixo custo. A Cada ano ocorre cerca de 160.000 mortes por sarampo no mundo. A campanha de vacinação contra o Sarampo ocorre em paralelo com a 1ª etapa da vacinação contra pólio. 
 A meta é vacinar, no mínimo 95% das crianças de um ano e menores de sete anos de idade (1 a 06 anos e 11 meses e 29 dias) do total de 1.664, com a vacina tríplice viral, independentemente de já ter sido vacinada ou ter tido a doença anteriormente. A campanha contra o sarampo em Macarani ocorrerá até o dia 22 de julho. Até o momento, 70% da população já foram alcançadas, mas a secretaria informa aos pais quanto à importância de vacinar, não deixe a doença atingir o seu filho, vacine! 
Vacinação para quem mais precisa de proteção. 
Um direito seu assegurado pelo SUS, que a prefeitura de Macarani reforça!

0 Comente esta matéria: