5 de jul de 2011

Secretária de Agricultura de Macarani realizará curso de casqueamento

A qualidade do casco está relacionada diretamente com quatro fatores que são a hereditariedade, nutrição, ambiente e casqueamento. É de extrema importância o acompanhamento do desenvolvimento do casco desde o primeiro mês de vida do eqüino. O correto manejo associado ao trabalho de um bom profissional que realize um correto casqueamento e ferrageamento respeitando as características da raça e a função do animal pode determinar o tempo de vida útil de um cavalo atleta.
O desequilíbrio dos cascos é um importante causador de claudicação em cavalos atletas, principalmente nos membros anteriores. O casqueamento consiste na aparação dos cascos, restabelecendo o equilíbrio das estruturas que compõe a pata do cavalo. Uma vez casqueado e ferrageado corretamente o cavalo irá melhor seu desempenho. O casqueamento também funciona como um método barato na prevenção de doenças musculoesqueléticas que geralmente acometem os cavalos submetidos a provas e trabalhos exaustivos. 
O ferrageamento é utilizado como método complementar na proteção dos cascos e em casos específicos na correção da andadura. Pensando na importância disso para os animais, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, realiza nos dias 6 a 8 de julho o curso de casqueamento e ferrageamento. As aulas serão ministradas por Antônio Eros instrutor do SENAR. 
”Nós pensamos em trazer este curso para cá porque sabemos da importância de um trabalho bem realizado. É indicado para qualquer pessoa, homens, mulheres, aqueles que cuidam, donos e donas de cavalos, já que muitos não sabem como realizar o procedimento e acabam machucando o animal”. 
O curso de qualificação é uma parceria SENAR, FAEB COOPARDO, Sindicato Rural de Itapetinga e Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária. 

 Informações: Macaraninews

0 Comente esta matéria: