Welcome to our website

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. ed ut perspiciatis unde omnis iste.

30 de jun de 2011

Gian e Giovani encantaram o público na segunda noite do São Pedro de Macarani

A festa de São Pedro de Macarani ofereceu uma noite de gala em seu segundo dia. A multidão chegou cedo ao Largo São Pedro e se esquentou do frio e da garoa intensa, com o genuíno forró pé de serra do cantor Bel Lima, considerado a “reencarnação” de Luiz Gonzaga pela semelhança musical com o rei do baião.

29 de jun de 2011

A Corrupção no período eleitoral

O assunto escolhido para escrever essa semana não se difere muito do que eu optei quando escrevi o meu primeiro artigo, a falta de credibilidade dos políticos. Dessa vez trago um pouco mais de maturidade e conhecimento de causa que move o meu pensamento e, sem dúvida alguma, remete a sensação de dever cumprido, tentando instruir a sociedade e provar para a mesma que a descrença na política é uma ameaça ao seu próprio bem-estar, pois ela acaba se tornando um objeto real de manipulação e controle nas mãos dos que se interessam e fazem parte dessa arte de governar.

Público prestigia abertura do São Pedro de Macarani

Quem imaginou que o primeiro dia do São Pedro de Macarani não despertaria a atenção da população, por se tratar de uma terça-feira, dia comercial, se enganou. O povo compareceu em massa, lotou a praça e dançou, sem reservas, ao som de Netinho do Forró, Julio Nascimento e Cacau e Caetano.

27 de jun de 2011

Confira os horários de apresentação das atrações do São Pedro de Macarani

A cidade de Macarani já está pronta para receber pessoas dos quatros cantos do Brasil para o melhor São Pedro da região. É realmente a maior e melhor festa do calendário cultural do município, que atrai turistas e seus filhos queridos que nesta época do ano aproveitam para rever os familiares e amigos.

26 de jun de 2011

Daçarina de Weslei dos Teclados morre em acidente após show em Maiquinique

Um veículo S10 que transportava integrantes da banda Wesley dos Teclados de Maiquinique para Vitória da Conquista capotou na manhã deste domingo (26), deixando um morto e seis feridos. O capotamento foi registrado por volta das 05h00, proximo a cidade de Maiquinique, onde os músicos se apresentaram durante a

24 de jun de 2011

SLIDE DO ARRAIÁ DA EDUCAÇÃO - MACARANI


São João passou ai?

A reportagem do site parceiro, Macaraninews fez uma visita à zona rural do município de Macarani, para registrar de perto a tradicional festa de São João. O ponto de parada foi na Fazenda Mangerona onde o forró correu solto, Carlos Ribeiro o “Kal”, reuniu familiares e amigos para comemorar a passagem do São João.

23 de jun de 2011

A vaidade e a estupidez humana

A vaidade é o portal de todas as fraquezas, pois conduz a estupidez entorpecendo a capacidade de análise. Já trabalhei com pessoas que, em troca de elogios e reverências, mantinham ao redor de si a nata do despreparo, mas uma "nata" (sic) que se apresentava sempre pronta para lhes reverenciar aplausos e louvores ao menor sinal de suas presenças. O risco que corre o vaidoso é o de construir uma mansão sobre varas de uma palafita e lhe foge a percepção de que, quem vende os elogios e admiração os faz a ele ou a qualquer outro que se encontre no alto da montanha. Até que a montanha venha a ruir e se torne uma planície. E, as pessoas se esquecem de que até as montanhas podem passar por esse processo. O mais difícil para a maioria das pessoas é realmente, no topo da montanha, não deixar se seduzir pelos alisadores de ego. Eles vivem disso e é isso que os mantém onde estão.

Auxílio que vira algema

Manter programa de auxílio com bolsas em dinheiro sem uma contrapartida social efetiva é criar uma dependência e um tipo de escravidão que interessa a quem? Em 1888, a escravidão acabou no Brasil, mas a sociedade se encarregou criar maneiras de substituir esse processo de dominação por outro.
Veio o trabalho assalariado que criava um vínculo patrão-empregado altamente interessante para o patrão já que o operário era uma peça que, se trincasse, seria substituída. E a manutenção dessa peça era obrigação da própria “peça” com o que recebia uma vez por mês.

Por quanto tempo se engana as pessoas?

É possível enganar todas as pessoas durante parte do tempo ou enganar parte das pessoas durante o tempo todo, mas uma coisa é impossível: enganar todas as pessoas o tempo todo. Vemos governos que tombam um atrás do outro e criam um efeito dominó quando se vê pela televisão que derrubar um ditador é possível.
Ainda hoje, no século do individualismo, interesses coletivos se levantam em nome da liberdade. Em ambiente de trabalho, segue-se a mesma linha. Canalhas se revelam e caem com o tempo, enrolados na própria corda que teceram. Eles chegam, fazem seu marketing, conquistam a simpatia, ganham a confiança dos chefes que, normalmente, trazem consigo o dom de dar ouvidos às pessoas que menos merecem ser ouvidas. Ganham credibilidade e todo aquele que se levanta para

22 de jun de 2011

"Arraiá da Educação" de Macarani movimentou toda a rede

A Secretaria Municipal de Educação encerrou o primeiro semestre do ano letivo com uma grande programação festiva de São João, reunindo na quadra de esportes do CNSP, várias escolas da rede que apresentaram lindas performances juninas como dança da fita, quadrilhas, amostra de comidas típicas, reis e rainhas mirins e casamento matuto.

Jiu Jitsu na socialização de jovens adolescentes em Macarani

Como forma de proporcionar a jovens e adolescentes uma vida saudável e mantê-los distante dos malefícios inerentes à ociosidade, Secretaria de Desenvolvimento Social de Macarani usa o esporte como forma de oferecer a dezenas de jovens, pertencentes ao CRAS e ProJovem, uma linha de valorização pessoal, da auto-estima e de integração no contexto social.

21 de jun de 2011

Prefeitura faz entrega de 200 termos de posse de terrenos doados

Hoje, 21/05, foi um dia feliz para dezenas de famílias que receberam das mãos do prefeito Carlinhos seu título de posse do 3º lote de terrenos doados pela prefeitura municipal para pessoas carentes do município e funcionários da prefeitura que não dispõem de moradia própria. A solenidade foi no salão de eventos "La Terrace", no centro da cidade e teve inicio às 10:00h., quando o prefeito Carlinhos chegou ao recinto acompanhado de alguns secretários e da equipe da Secretaria Municipal de Ação Social,

Prefeitura de Macarani conclui ciclo de festa nos distritos

Antes de a sanfona começar a tocar no tradicional São Pedro de Macarani, a prefeitura municipal investiu nas festas dos distritos de Vila das Graças, Vila Izabel e Itabai, tendo a equipe do Departamento de Cultura de concentrar esforços, pela proximidade das datas dos eventos. Nos dias 28, 29 e 30 de maio Vila das Graças viveu a festa de homenagem à padroeira do distrito.

19 de jun de 2011

Prefeitura de Macarani cria Deptº para cuidar das praças e Jardins

Sentar no banco da praça ao final do dia, apreciar o pôr do sol, levar os filhos para brincar ou curtir uma boa conversa com amigos é sempre um momento aprazível. Por isso, A prefeitura Municipal de Macarani criou um departamento para cuidar dos parques e jardins da cidade, com o objetivo de mantê-los mais cuidados e revitalizados melhorando o entretenimento, lazer e diversão da população.

18 de jun de 2011

Políticos caipiras: os super-homens do São João

É incrível como nesse período do ano aparecem super-homens na cidade. Uma quantidade imensurável e o mais interessante: dos mais variados poderes. Promessas? É o que não faltam para esses seres que conseguem tudo com um piscar de olhos, mas quando eles precisam dos seus “eleitores” é claro, ninguem faz nada grátis. Na verdade, esses super-homens costumam desaparecer depois de um ano das eleições, geralmente só são vistos falando nas rádios e se famosos forem, aparecem na televisão com promessas de salvar a humanidade.
Enquanto os seus poderes estiverem na Terra não mais existirão as mazelas sociais, mas a parte cômica disso tudo, nunca vi um poder mais frágil e um enigma mais fácil de ser quebrado do que o deles. A juventude que fez revolução nos anos sessenta parece ter parado no tempo e, observem, eles é que são, na verdade, a sociedade de hoje.

Cultura de Macarani representada em encontro em Itapetinga

Foi realizado em Itapetinga nos dias 13, 14 e 15 deste mês, o I Encontro Regional de Diversidade Cultural. O evento contou com a participação de todas as cidades que compõem o território com apresentações de grupos, cujo desempenho expôs a identidade cultural de cada cidade. Compareceram também muitas personalidades ligadas à cultura, entre elas o Prof. Adalberto Santos, Superintendente Estadual de Cultura, que falou da relevância do evento.

17 de jun de 2011

Macarani: cidade já em clima do São Pedro

O São Pedro deste ano de Macarani já desperta atenção e curiosidade da população pela qualidade da sua infraestrutura que já vem sendo implementada pelos organizadores do evento, que tem à frente o pecuarista Zeneuldo Matos, amigo e colaborador da administração municipal. A ornamentação ganhou um toque refinado e inovador, completamente profissional, confeccionado e executado por artistas plásticos,

"Forrozeiro na praça" motiva comércio de Macarani

A organização do São Pedro de Macarani, não perdeu tempo e no palco armado na Rua José do Patrocínio, o forro correu solto na manhã de hoje, quinta-feira (16), durante toda manhã o trio: Zé Mendes, Bira e Gilmar Barbosa, animaram o comércio local com o autentico Forró Pé de Serra,

16 de jun de 2011

Arraiá do Sociá abriu festejos juninos em Macarani

Em Macarani a festa de São João já começou. O inicio do arrasta pé foi no “arraiá do sociá” promovido pela secretaria municipal, na noite desta quinta-feira, na rua paralela entre a secretaria e a prefeitura municipal. A equipe da Ação Social, comandada pela secretaria interina, Gerusa Rosa dos Santos, caprichou na ornamentação e organização da festa, que contou com comida típica, quadrilha, pau de sebo, muito forró e o sorteio de um sortido balaio de São João.

15 de jun de 2011

Secretária de Obras de Macarani mantém estradas vicinais conservadas

A Secretaria de Obras de Macarani mantém em ação as etapas de manutenção das estradas distritais e vicinais do município. No mês de maio foi melhorada a estrada de acesso a Vila das Graças, com patrolamento em toda extensão e cascalhamento em alguns trechos. O trabalho serviu para facilitar o acesso de visitantes à festa da padroeira do distrito, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30.

14 de jun de 2011

Filosofia Popular

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom. O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam às mesmas marcas de batom...

13 de jun de 2011

Oras Bolas é o grande campeão do FUTSAL em Macarani

As equipes Guarujá e Oras Bolas proporcionaram aos mais de dois mil torcedores que compareceram ao Ginásio de Esportes, no último Sábado, uma final eletrizante do campeonato municipal de futebol de salão. Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio total da prefeitura, o torneio teve duração de quase 90 dias, com todos os jogos disputados aos Sábados e domingo e contou com a participação de 10 equipes:

Ação Social de Macarani conclui curso de licor

A Prefeitura de Macarani, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o SENAR, encerrou na sexta-feira, 09, mais um curso de capacitação profissional, voltado para pessoas carentes do município, em especial, que façam parte do cadastro de beneficiários do Programa Bolsa Família.

8 de jun de 2011

Resultado da enquete:

O Macarani Notícias perguntou aos seus internautas leitores, se eles aprovavam a renovação na Câmara de Vereadores de Macarani e, durante os 90 dias em que a enquete permaneceu no ar, 740 votos foram computados com o seguinte resultado:

Secretaria de Agricultura e Pecuária de Macarani oferecerá palestra aos produtores de leite

A Prefeitura Municipal de Macarani, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, promoverá nessa sexta-feira, 09, a partir das 19:30h., na sede da Secretaria, na antiga pousada do feirante, mais uma palestra temática sobre os aspectos econômicos da pecuária leiteira.

Secretaria de Ação Social de Macarani promove Curso de Licores

Aproveitando o espírito junino que já começa a tomar conta da cidade, A Secretaria de Desenvolvimento Social de Macarani deu início nesta quarta-feira, 08, ao curso de Produção de Licores, bebida típica muito consumida nas festas de São João e São Pedro.

6 de jun de 2011

Quem maltrata cavalo não é vaqueiro

Teve início hoje (06) mais um Curso de Capacitação de trabalhadores na área rural, o Curso de Doma Racional de Equideos, promovido pelo SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de Itapetinga, COOPARDO e a Prefeitura Municipal de Macarani, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

4 de jun de 2011

Prefeitura projeta reestruturação do Mercado de Macarani

A reunião teve como tema principal a reestruturação do mercado municipal com a finalidade de melhorar a logística de distribuição de frutas e verduras nos boxes, buscando a valorização do espaço e, com isso, oferecer mais comodidade aos clientes.

3 de jun de 2011

Secretários de Macarani estiveram presentes no encontro da AMURC

O estreitamento e o fortalecimento das relações municipais da Bahia foi o mote do I Encontro Amurc Propostas & Parcerias realizado na quarta-feira (1º), no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. O evento contou com a presença de 20 prefeitos e representantes de mais 10 outros municípios integrados a Associação dos Municípios da Bahia, incluindo a Prefeitura Municipal de Itabuna, da qual o chefe do Executivo, Capitão Azevedo é o atual vice-presidente da entidade, que na oportunidade foi representado pelo secretário de Administração Maurício Athayde.

1 de jun de 2011

Festa de Vila das Graças atraiu milhares de pessoas

Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o distrito macaraniense de Vila das Graças viveu um clima de muita festa e religiosidade em comemoração à padroeira do distrito. A programação foi idealizada pelo Departamento Municipal de Cultura, sob à coordenação de Mirtes Costa e Leniuce Carvalho que se empenharam para resgatar o brilho deste tradicional evento que tinha sido deixado de lado pela administração anterior.

Secretaria de Sáude de Macarani supera índices de vacinação contra a gripe

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Macarani: Centro de fisioterapia é referência na região

Fisioterapeuta Cláudia no exercício da função
O centro de Fisioterapia Betinho Pedral é um bom exemplo de relacionamento entre a administração pública de Macarani e a população que necessita de tratamento fisioterápico. A prefeitura mantém a estrutura da instituição que é gerida por uma equipe de profissionais qualificados e comprometidos com o bem-estar dos pacientes, em sua maioria, idosos, que encontram nesse tratamento o alívio para dores sintomáticas comuns da idade.

Pacientes do CAPS I visitam parque da matinha em Itapetinga

Pacientes do CAPS em visita à Matinha
Nos últimos anos, o campo da saúde mental tem sido fortemente marcado pelo debate em torno do que se tem denominado reforma psiquiátrica. Antes de entender o significado desse conceito, é preciso saber o contexto no qual ele se desenvolveu. Até alguns anos atrás, a única e primeira opção para o tratamento das doenças mentais era a internação em hospitais psiquiátricos.